Como comunicar as séries de faturação à AT
- Tutoriais
Como comunicar as séries de faturação com o software de gestão?
O procedimento de comunicar as séries de faturação em Portugal é realizado com a versão 23 do OranGest. Para realizar a configuração e comunicar as séries de faturação por webservice, deve criar ou atualizar um utilizador no Portal da Autoridade Tributária (AT) e atribuir permissão para comunicar as séries.
1. UTILIZADOR PORTAL AT:
1.1. No portal das Finanças efetue o login e siga as instruções;
1.2. No menu lateral selecione a opção Todos os Serviços.
1.3. Na área Autenticação de Contribuintes selecione a opção Gestão de Utilizadores;
1.4. Clique no botão Criar um Novo Utilizador ou, no utilizador já existente, Opções > Alterar Dados;
1.5. Complete os campos necessários, marque a opção WSE – Comunicação e Gestão de séries por Webservice e clique em Submeter.
2. CONFIGURAÇÃO E COMUNICAÇÃO SÉRIE ORANGEST:
2.1. No OranGest, vá a SISTEMA > Definições Gerais, separador Geral;
2.2. Clique em Alterar;
2.3. Em Credenciais do WebService da AT, insira os dados do portal da AT nos campos Utilizador e Password e clique em Guardar;
2.4. Vá a MANUTENÇÃO > Registo de Séries de Faturação;
2.5. Escolha atentamente:
2.5.1. As séries de faturação a comunicar em Séries de Faturação Existentes;
2.5.2. Os tipos de documentos a comunicar em Tipos de Documentos Válidos para Registo;
2.5.3. O Ano fiscal no campo Ano;
2.5.4. O numerador inicial para os documentos no campo Numerador Inicial;
2.5.5. A data inicial para a emissão do primeiro documento em Data Inicial.
2.6. Ao final clique em Registar Séries e aguarde a conclusão;
2.7. Pode consultar a SÉRIE AT, o CÓDIGO AT e o ESTADO nos respetivos campos em Séries de Faturação a registar/registadas. A comunicação é concluída com sucesso quando houver valor para os campos SÉRIE AT e CÓDIGO AT e o ESTADO for "Ativa".
Esperamos que estas informações tenham sido úteis.
Simplifique a Gestão da sua empresa com o software OranGest
Saiba mais em www.Magnisoft.pt
* Se pretender comunicar documentos com numerador diferente, deverá executar o procedimento da comunicação da série quantas vezes for necessária, tendo atenção na escolha das séries, documentos e numerador.
** As versões CAFÉ, BASIC e EASY devem comunicar a série com CÓDIGO "-" e DESIGNAÇÃO "SEM SÉRIE".
- assinatura eletrónica
- assinatura eletrónica qualificada
- autoridade tributária
- backup
- base de dados
- covid-19
- covid19
- dados pessoais
- desconto
- dia internacional da proteção de dados
- dicas
- dicas teletrabalho
- eficiencia
- eficiência
- emprego teletrabalho
- empresas excelência
- fatura eletrónica
- faturas eletronicas
- faturas eletrónicas
- faturação eletronica
- faturação eletrónica
- fisco
- funcionalidades
- gestão
- impressão
- inventário
- inventário 2022
- inventários
- legislação
- leis
- magnisoft
- melhores empresas portugal
- melhores empresas portugal 2021
- orangest
- pme
- pme empresa
- pme empresas
- porrogação do prazo de entrega dos inventários
- pos
- privacidade de dados
- produtividade
- promoção
- promoção de páscoa
- proteção de dados
- páscoa
- reunião online
- reuniões online
- rgpd
- rgpd lesgislação
- scoring
- segurança
- software
- software configurável
- software de gestão
- teletrabalho
- trabalho remoto
- tratamento de dados
- vet
- videoconferência