Como comunicar as séries de faturação à AT

Como comunicar as séries de faturação à AT
  • Tutoriais

Como comunicar as séries de faturação com o software de gestão?

O procedimento de comunicar as séries de faturação em Portugal é realizado com a versão 23 do OranGest. Para realizar a configuração e comunicar as séries de faturação por webservice, deve criar ou atualizar um utilizador no Portal da Autoridade Tributária (AT) e atribuir permissão para comunicar as séries.


1. UTILIZADOR PORTAL AT:

  1.1. No portal das Finanças efetue o login e siga as instruções;

  1.2. No menu lateral selecione a opção Todos os Serviços.

  1.3. Na área Autenticação de Contribuintes selecione a opção Gestão de Utilizadores;

  1.4. Clique no botão Criar um Novo Utilizador ou, no utilizador já existente, Opções > Alterar Dados;

  1.5. Complete os campos necessários, marque a opção WSE – Comunicação e Gestão de séries por Webservice e clique em Submeter.


2. CONFIGURAÇÃO E COMUNICAÇÃO SÉRIE ORANGEST:

  2.1. No OranGest, vá a SISTEMA > Definições Gerais, separador Geral;

  2.2. Clique em Alterar;

  2.3. Em Credenciais do WebService da AT, insira os dados do portal da AT nos campos Utilizador e Password e clique em Guardar;


  2.4. Vá a MANUTENÇÃO > Registo de Séries de Faturação;

  2.5. Escolha atentamente:

    2.5.1. As séries de faturação a comunicar em Séries de Faturação Existentes;

    2.5.2. Os tipos de documentos a comunicar em Tipos de Documentos Válidos para Registo;

    2.5.3. O Ano fiscal no campo Ano;

    2.5.4. O numerador inicial para os documentos no campo Numerador Inicial;

    2.5.5. A data inicial para a emissão do primeiro documento em Data Inicial.


  2.6. Ao final clique em Registar Séries e aguarde a conclusão;

  2.7. Pode consultar a SÉRIE AT, o CÓDIGO AT e o ESTADO nos respetivos campos em Séries de Faturação a registar/registadas. A comunicação é concluída com sucesso quando houver valor para os campos SÉRIE AT CÓDIGO AT e o ESTADO for "Ativa".


Esperamos que estas informações tenham sido úteis.


Simplifique a Gestão da sua empresa com o software OranGest

Saiba mais em www.Magnisoft.pt


* Se pretender comunicar documentos com numerador diferente, deverá executar o procedimento da comunicação da série quantas vezes for necessária, tendo atenção na escolha das séries, documentos e numerador.

** As versões CAFÉ, BASIC e EASY devem comunicar a série com CÓDIGO "-" e DESIGNAÇÃO "SEM SÉRIE".