Como Reinstalar o OranGest

Como Reinstalar o OranGest
  • Tutoriais

Saiba como deve desinstalar e reinstalar o software OranGest de forma correcta.


Este procedimento pode ser aplicado nas seguintes situações:

▪ Reinstalação do Sistema Operativo no computador;

▪ Alterações nos componentes de hardware do computador;

▪ Passagem do OranGest para outro computador.


Proceda aos seguintes passos:

1 – Efetuar uma Cópia de Segurança da pasta ‘Magnisoft’, onde o software OranGest se encontra instalado, para outra localização, preferencialmente um dispositivo de memória externa, como, por exemplo, uma PEN USB, ou um disco externo.

A – Aceder à pasta do programa, neste caso, ‘Iniciar → Computador → Disco Local (C:)->Program files (x86)’ (ou em: ‘C:\ProgramFiles’);

B - Copie a pasta que diz ‘Magnisoft’ para o ambiente de trabalho;

C - Clique em cima da mesma com o botão do lado direito do rato, ‘Enviar para → Pasta Comprimida (zipada)’;

D - Copie a pasta Comprimida para um dispositivo de armazenamento externo, como uma Pen ou um Disco Externo.


2 - Iniciar o OranGest e aceder a ‘Sistema>Licenciamento’;


3 – Copiar o campo ‘Nº de Série do Produto’ e colar num ficheiro de texto, guardar o mesmo num dispositivo de armazenamento externo, como uma Pen ou um Disco Externo.


Clicar em ‘Remover Licença’. O código de remoção será comunicado via internet para o nosso servidor de licenças. Será também gerado um ficheiro de remoção que deverá guardar também num dispositivo de armazenamento externo, à semelhança do ficheiro com o ‘Nº de série do Produto’. Este ficheiro servirá no caso de não ter acesso à internet. Basta enviar-nos esse ficheiro por email, para que consigamos autorizar de novo a licença, como se explicará mais adiante nesta ficha.


4 - Deverá descomprimir a pasta zipada e copiar a pasta ‘Magnisoft’, para a localização definida no passo 1 ‘Iniciar → Computador → DiscoLocal(C:) → Programfiles(x86)’;


5 - Aceder ao site magnisoft.pt e na secção ‘DOWNLOADS’, fazer o download da sua versão do OranGest.


5.1 - Depois de realizar o download do aplicativo deverá executá-lo, caso apareça uma mensagem de segurança do Windows, deverá responder ‘SIM’ a autorizar a execução da aplicação.


6 - No quadro de “Contrato de licença” selecione a opção “Aceito o Contrato” e clique em “Seguinte” caso concorde com a informação apresentada e queira prosseguir com a instalação.


7 - No quadro “Palavra-passe” deverá preencher a seguinte senha: wajkly

Clique no botão “Seguinte”.


8 - Neste quadro, aparece a informação de licenciamento e ativação do programa. Deve ler a mesma e carregar em “Seguinte”;


9 - De seguida irá aparecer um quadro a indicar os componentes a instalar.

• Deve escolher o modo de instalação:‘Monoposto’, ‘Posto de Rede’ ou ‘Servidor’ (1).

• Caso o posto seja um servidor em rede ao qual acedem outros postos, deve também transferir e instalar o Firebird, que se encontra disponível na nossa página, na secção de “Downloads”, basta clicar aqui. Para instalar o Firebird é só iniciar a instalação e carregar sempre no botão “Seguinte” até que a mesma esteja concluída.


Clicar em “Seguinte” para continuar;


10 - No quadro abaixo são apresentadas as opções em relação aos atalhos, se pretende ou não que sejam criados.

Caso utilize o módulo POS deverá colocar um visto na opção de instalação do módulo POS. Para prosseguir deverá carregarem “Seguinte”;


11 - Aqui é apresentado um resumo das configurações de instalação. Deverá carregar em “Instalar” para continuar;


12 - Progresso da instalação. Deve aguardar até que esteja concluída;


13 - Após a conclusão da instalação irá aparecer o seguinte quadro de informação. Deverá ler e quando terminar deve carregar em “Seguinte”;


14 - O quadro abaixo indica que a instalação está finalizada. Deverá carregar em “Concluir”, a aplicação será executada de seguida,


15 – Caso tenha relatórios personalizados deve copiar a pasta ‘Reports’, localizada na cópia de segurança, e copiar a mesma para a pasta do OranGest, neste caso localizada em ‘C:\program files (x86)\Magnisoft’, e substituir a pasta já existente;


16 - Licenciar o OranGest


Entrar na aplicação. A password é o 1, e aceda a ‘SISTEMA → Licenciamento’. Se conseguiu comunicar via internet o código de remoção da licença, quando removeu a mesma, basta colocar o Nº de Série do Produto, e clicar no botão ‘Activar via internet’.


17 – Caso não tenha conseguido comunicar a remoção da licença via internet, deverá inserir na mesma o Nº de Série de Produto, e clicar em ‘Enviar Código por Email’, ou ‘Guardar Código em Ficheiro’ e enviar-nos depois esse ficheiro e o ficheiro de remoção aquando da remoção da licença.

Assim que recebermos esses dois ficheiros, iremos proceder à autorização da licença, e ser-lhe-á enviado um ficheiro com a chave de activação. Ao receber esse ficheiro aceda à aplicação em ‘SISTEMA → Licenciamento’, coloque o Nº de Série do Produto e clique em ‘Já tenho a Chave’.


No quadro seguinte deverá preencher o ‘Nº de Série do Produto’ e clicar em ‘Ativar com Chave em Ficheiro’, se possuir o ficheiro ou, em alternativa, se receber directamente a chave de activação, copie a chave e depois clicar em ‘Colar Chave e Ativar’.


Simplifique a Gestão da sua empresa com o software OranGest

Saiba mais em www.Magnisoft.pt